11.5.17

ASSADURA DE BEBÊ


Oi meninas, como estão?

 Hoje o papo é sobre aqueles que "cortam" o coração das mamães: assaduras de bebê. Quem já teve essa experiência ruim sabe o quanto ficamos desesperadas, então vim compartilhar como foi quando a Isa passou por essa situação.


 Quando a Isadora tinha por volta de 2 meses, em uma das trocas de fraldas, percebi que ela estava com uma manchinha vermelha no bumbum. Até então não estava ferido, nem nada parecido, mas passei a observar e já ficar em alerta para saber se era início de assadura. Como estava próximo da consulta na pediatra, já estava nos meus planos questionar sobre o cuidado necessário com a médica. Nesse prazo, a manchinha cresceu, e aí já veio o desespero, já me senti a pior mãe do mundo e tudo o que uma mãe de primeira viagem possa imaginar. A minha satisfação era que não doia, pois ela não reclamava e nem chorava na hora da limpeza. Até que finalmente chegou o dia da consulta, e conversando com a médica sobre os possíveis motivos, a doutora me perguntou se eu usava sempre a mesma marca de fralda na Isa, e eu respondi que não, e expliquei que devido ao chá fraldas, ela havia ganhado marcas variadas, então ela me orientou a tentar manter apenas uma marca de fralda, pois disse que não parecia que era assadura devido a algum descuido, e sim alergia a alguma marca de fralda específica. Interessante, não é?

  Sobre o tratamento, ela me passou uma pomada a base de Nistatina, para que fosse passado no lugar da pomada que eu estivesse utilizando, e fizesse isso durante 14 dias. Disse também para que a toda troca, eu deixasse a neném sem fralda por alguns minutos, para que o bumbum pudesse "respirar". Falou para substituir a tolha / lenço umedecido por algodão e água morna, e assim que o tratamento acabasse, receitou algumas marcas específicas de pomada a base de vitaminas.

 Fiz a risca todas as orientações da pediatra, e em menos dos 14 dias, o bumbum da Isadora estava lisinho como toda mamãe gosta de ver, rs.

 Como sei que ficamos desesperadas atrás de informações, tentei trazer alguns pontos importantes pra vocês.

 POSSÍVEIS CAUSAS DE ASSADURA:

 - Alergia a alguma marca de fralda específica, devido ao material.

 - Muito tempo sem troca. Como a pele do bebê é extremamente sensível, o cocô e o xixi, com a ajuda do abafado e calor, ficam diretamente ligados a pele, causando irritação.

 - Alergia a alguma pomada ou toalha / lenço umedecido.

 - Outra coisa interessante, é que se a mamãe amamenta, deve ficar de olho sobre o que come ou bebe, que possa de alguma forma ser prejudicial ao bebê, já que tudo que tomamos ou comemos de certa forma vai para o leite materno, e indo parar também no xixi e no cocô do neném.

 RECOMENDAÇÕES:

 - Procure as orientações do médico pediatra ou farmacêutico.

 - Suspenda imediatamente o uso de toalhas / lenços umedecidos, substituindo por água e algodão para a limpeza, ou até mesmo, se possível, lavagem no banho.

 - Procure deixar o bebê sem fralda sempre que possível.

 DICAS:

 - Pomada em excesso não significa que vai dobrar a proteção de cuidado no bumbum do bebê. A forma correta é utilizar o mínimo possível, espalhando em toda a parte íntima do baby, até que a pomada suma. Quando fica pomada em grande quantidade. o xixi fica "ali dentro", podendo ter efeito contrário.

 - Opte por toalhas umedecidas, ao invés de lenços umedecidos. Isso você vê na descrição da embalagem do produto. Faça a comparação, e você vai notar que toalhas umedecidas são lisas e úmidas na medida correta, e lenços umedecidos são ásperos e encharcados, podendo irritar a pele do bebê.

 - Ouvi muito sobre o uso do amido de milho, a famosa maizena. Cheguei a utilizar na Isa colocando na água do banho. Usei também a camomila. Recomendo que converse com o pediatra, caso use também, já que se tratam de dicas caseiras, daquelas que são da época da vovó, rs.

 E aí mamães, gostaram das dicas?

 Vou indo!

 Beijos,

 Fiquem com Deus!

 Imagem: Pixabay

 Me acompanhe no instagram: caroline.ramos_





Nenhum comentário:

Postar um comentário